Full width home advertisement

Segurança Pública

Armamento e Tiro

Saúde

Ocorrências

Post Page Advertisement [Top]

Vergonha: Delegado autua Guarda Municipal por prender traficante alegando usurpação de função


Uma equipe da Guarda Civil de Parauapebas (PA) foi acionada pelo Centro de Controle Operacional, por volta das 16:30 horas para averiguar uma situação de tráfico de drogas em frente a Escola Domingos Cardoso na área do Lago, onde foi constatado que um indivíduo estaria na comercialização de entorpecentes. Após a abordagem, foi encontrado 4 papelotes de substância aparentando ser maconha, e uma certa quantia em dinheiro. Segundo relatos de moradores a guarnição, esse traficante estaria vendendo drogas a menores de idade na porta da Escola. 

Diante dos fatos, o individuo foi conduzido a Delegacia para as providências cabíveis, entretanto na Delegacia da 20° Seccional, o Delegado plantonista, de nome Gabriel, não quiz aceitar a apresentação do individuo por parte dos Guardas Municipais, alegando usurpação e que iria prende-los toda a guarnição. Após muita discussão o delegado recebeu o flagrante mas, autuou os Guardas Municipais por usurpação de função.

A Guarda Civil Municipal de Parauapebas (PA) lamenta a situação desnecessária e desconfortável criada por este delegado e enfatiza que a Policia Civil como também diversos Delegados de Policia da Cidade atuam em conjunto com Guarda Municipal em inúmeras operações. "Repudiamos o comportamento autoritário, pois quem perde é a sociedade. Todas as providências serão tomadas para evitar abusos desse tipo", disse um representante da categoria. 

O artigo 301 versa sobre a possibilidade de qualquer um do povo poder prender um individuo que esteja em flagrante cometendo um delito e as os agentes de segurança pública devem prende-lo. 

15 comentários:

  1. Não usou nome de policial civil e nem de polícia militar, então não é usurpação de função, identificado como gcm a prisão em flagrante é legítimo, a autuação por esse delegado pode sim virar abuso de autoridade no delegado.

    ResponderExcluir
  2. O que não pode acontecer , pois os serviços de segurança pública deve ser integrado e para combater o crime não deve haver conflito de competência , todavia sinergia , logo esse tipo de comportamento poderá passar insegurança profissional por alegar e, usurpação. * Por alegar , equivocadamente, usurpação.

    ResponderExcluir
  3. Um delegado totalmente despreparado para o exercício de sua função. É o clássico abuso de autoridade !

    ResponderExcluir
  4. Alô GCM de Parauapebas - PA, o Inspetor Jurídico (Oficial) da GCM e o Procurador do Município precisam entregar uma cópia da Lei Federal 13.022/14 para o referido Delegado PC "Calça Curta" !!!

    ResponderExcluir
  5. Na verdade não somente qualquer um do povo pode prender alguém em flagrante delito mas não conduzir... já a lei Federal 13.022 já reza que em flagrante delito os agentes devem encaminhar ao delegado de plantão!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  7. E lamentável que um delegado de polícia cometa um erro como este pois no meu pequeno conhecimento afirmo que de acordo com o artigo 301 do código processo penal diz.
    Que qualquer um do povo pode efetuar uma prisão em fragrante delito.
    E o agente de segurança pública tem o direito e o deve legal.
    E a obrigação com base na lei 13022 de 08/08/2014.
    E també os Guardas municipais estao incluído no sistema nacional de segurança pública o SUS.
    E com suas obrigações e dever para com a sociedade.
    Já o senhor delegado o senhor está muito equivocado nesta ação.
    E podera responder com base na lei. fed. 4.898/65.
    Eu ADALTO AUDREY DE ALMEIDA GUARDA MUNICIPAL DE MARINGA PARANÁ COM MUITO ORGULHO.044991161357 estou a disposição para orientar e ser orientado pelos amigos

    ResponderExcluir
  8. Delegado não tem nível superior ? , Vergonhoso essa atitude,tem que responder por isso e valorizar os agentes que estão nas ruas no sol e na chuva ,ao contrário dele que fica dentro de uma sala.

    ResponderExcluir
  9. Esse delegado, realmente está agindo equivocadamente,e ainda está ocorrência ter equiparação com o crime hediondo,e mais ainda na porta de escola agravante

    ResponderExcluir
  10. Esse delegado deve ser o dono da boca, pra defender desse jeito traficantes, TNC.

    ResponderExcluir
  11. Esse delegado deve ser o dono da boca, pra defender desse jeito traficantes, TNC.

    ResponderExcluir
  12. O delegado deve ter outros interesses, a guarda municipal deve abrir um processo contra o delegado por abuso de autoridade entre outras infrações que esta bem implícito.

    ResponderExcluir
  13. Mais um, analfabeto funcional, formado pelas Universidades brasileira. Ou, o que é pior: Um Defensor dos Direitos dos "Manos".

    ResponderExcluir
  14. Esse delegado estar equivocado ou tem interesse pessoal por trás disso .ele tem que ser investigado . E punido por abuso de autoridade

    ResponderExcluir
  15. Na Argentina não tem delegados, no Uruguai idem. Só no Brasil tem suas polícias estaduais que fingem que não se dão mas que não querem perder poderes e privilegios!

    ResponderExcluir

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by AZUL MARINHO NEWS