Full width home advertisement

Segurança Pública

Armamento e Tiro

Saúde

Ocorrências

Post Page Advertisement [Top]

Pode? Coronel da PM assume comando da Guarda Civil Municipal de Teresina (PI)


A Guarda Civil Municipal de Teresina será comandada, a partir desta quarta-feira (22), pelo tenente-coronel John Roberto Feitosa da Silva. O militar já faz parte da administração municipal e coordenava a Assistência Militar do Gabinete do prefeito Firmino Filho. John Feitosa assume os trabalhos que eram gerenciados pelo capitão José de Ribamar Monteiro.

O prefeito Firmino Filho anunciou a mudança e informou que o coronel John chega para uma nova fase da Guarda Municipal e para somar nas atividades de combate à propagação do novo coronavírus na cidade.

“Com este momento de incertezas e de muito trabalho para o enfrentamento dessa pandemia, a Guarda Municipal de Teresina tem sido muito demandada e precisamos qualificar os serviços. O coronel John é um oficial com grande experiência administrativa, sobretudo em gerenciamento de crise, e chega para agregar nas atividades da nossa Guarda, além de ter o grande desafio de receber 261 novos guardas municipais, que se somam ao 136 que já atuam na cidade”, disse o prefeito.

O tenente-coronel John Roberto Feitosa da Silva é ex-diretor de Comunicação da Polícia Militar do Piauí, estava ocupando o cargo de coordenador da Assistência Militar da Prefeitura de Teresina. Foi coordenador da Defesa Civil Municipal, comandou Batalhões da Polícia Militar (1º, 5º,6º). Também esteve no comando da Companhia Cosme e Damião, responsável pelo policiamento do Centro da cidade.

Criada há dois anos, a Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, Fripisa; nos parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Parque Encontro dos Rios. A corporação também está presente no Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão), além de realizar patrulhamentos preventivos nos prédios municipais públicos da zona Sul de Teresina, Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina, Praça dos Skatistas e Corredores, além dos Terminais de Transporte Público.

Site da Prefeitura Municipal de Teresina (PI)

COMENTÁRIO DO BLOG: O Art. 15, &1º do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13022/2014), que versa sobre as prerrogativas para ocupar Cargos em Comissão nas Guardas Municipais, preconiza que nos 04 primeiros anos de funcionamento, as Guardas Municipais "poderá ser dirigida por profissional estranho a seus quadros, preferencialmente com experiência ou formação na área de segurança ou defesa social". 

Desta forma não há que se falar em ilegalidade na nomeação do Coronel da PM para comandar a GCM de Teresina, uma vez que a instituição foi criada há apenas dois anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by AZUL MARINHO NEWS