Guarda Municipal de Ilhéus no combate ao Coronavírus
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus registrou na terça-feira (5), 256 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19). Considerando o número de 136 pacientes recuperados e 260 pessoas permanecem monitoradas pela Vigilância Epidemiológica. Até agora, 480 descartados, 1355 com síndrome gripal leve, 141 aguardando resultado do Lacen, 11 na UTI e infelizmente 11 óbitos.
Desde do inicio do mês de Março, a Guarda Civil Municipal de Ilhéus trabalha para evitar a aglomeração de pessoas, atuando em ações conjuntas com diversos setores da Prefeitura Municipal, no ordenamento para a fiscalização do comércio em geral (como bares e restaurantes, por exemplo).
O Comando da GCM de Ilhéus segue as recomendações das autoridades de saúde, mantendo, de forma educativa, o seu trabalho junto à população. Essas medidas visam contribuir com o controle da proliferação do coronavírus (COVID-19), sobretudo entre os grupos de risco.
Após a publicação do Decreto nº 12/2020 publicado no diário oficial do Município no dia 17/03/2020, a GCM de Ilhéus além das suas atribuições diárias, atendeu a diversas demandas em integração com a CPR-SUL – (Cipe Cacaueira, CIPPA, 68ª CIPM, 69ª CIPM, 70ª CIPM, SEPLANDES (Fiscalização de Posturas / Fiscalização Ambiental), Secsurb, (F.O.E), e Secretaria de Cultura e Turismo.
Neste período foram realizadas advertência e notificações em 125 Bares e 170 Estabelecimentos Comerciais (Lojas de Roupas, Supermercados, Igrejas, Bancos, Mercadorias vencidas) todos devidamente advertidos e notificados. A GCM atuou evitando aglomerações em 18 Eventos de Pratica esportiva (Babas / Futevôlei / Surfistas).
As localidades mais afastadas do centro da cidade também foram contempladas com as operações integradas, aos finais de semana quando há uma maior incidência de “Festas” a exemplo de: Juerana, São Domingos, Joia do atlântico, Barrinha, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Aritaguá, Sambaituba, Novo Ilhéus, São José, Entrada da Fazenda Riachuelo, Entrada do Rio do Braço, Castelo Novo e Banco do Pedro.
"Estamos trabalhando diuturnamente para evitar aglomerações nas ruas e em estabelecimentos como: agências bancárias, casas lotéricas, praias e estabelecimentos comerciais, seguindo sempre as recomendações do Gabinete de Crise do COVID-19. Portanto, alertamos a população que, se puderem, fiquem em casa, só saiam o estritamente necessário e sozinho", disse o Comandante da GCM de Ilhéus, GCM Bandeira.
Guardas Municipais do Grupo de Risco:
Seguindo recomendações do Decreto Lei nº Decreto nº 12/2020, cerca de 10 Guardas Municipais da cidade de Ilhéus foram afastados da Escala de Serviço por serem considerados do Grupo de Risco, seguindo as determinações das autoridades de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário