Full width home advertisement

Segurança Pública

Armamento e Tiro

Saúde

Ocorrências

Post Page Advertisement [Top]

"A mulher no contexto geral é descriminada pela sociedade" - Comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Cássia Dias


O Blog Azul Marinho News entrevistou a Comandante da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana, a GCM Cássia Dias. 

Mãe de dois filhos, casada, Cássia Dias de Jesus Santos, de 49 anos, assumiu o cargo no dia 19 de Maio. Graduada em Administração de Empresas, foi Subcomandante e atua a 14 anos na corporação. 

- Toda a família azul marinho lamentou o falecimento do companheiro Antonio Élio, Comandante da GCM de Feira de Santana há pouco mais de um mês. Quando você recebeu a notícia que seria a escolhida pra comandar a categoria, já estava esperando e preparada pra essa missão? 

R: A Guarda Municipal ficou consternada com o falecimento do Comandante Élio, aconteceu de uma forma muito repentina que deixou todos surpresos e muito tristes, lamentamos muito essa fatalidade. Com esse fato alguns dias depois fui convidada a assumir o cargo de Comando, onde no primeiro momento falei que não queria, não estava preparada, mas me foi ratificado o convite, como já vinha ocupando o subcomando já com alguns projetos em andamento acabei aceitando. 

- Você está a menos de um mês a frente da corporação, já dá pra apontar quais são as primeiras medidas? 

R: Como citei acima o Comando da Guarda (Comando e Subcomando) vinha de uma trajetória de muita união, onde as decisões eram tomadas em comum acordo, então estamos seguindo nessa mesma linha de trabalho, mas no decorrer da passagem do dia a dia, conforme a necessidade é claro que novas decisões serão tomadas. 

- Qual a estrutura organizacional da GCM de Feira de Santana?

R: A Guarda Municipal tem sua estrutura organizacional composta de: Comando; Subcomando Corregedoria; Inspetorias; Subinspetorias; Classe Especial; 1ª Classe e 2ª Classe. A Guarda Municipal é subordinada a Secretaria de Prevenção a Violência, hoje a frente o Secretário Moacir Lima. 

- Como você avalia atualmente o efetivo da GCM de Feira de Santana? Com este efetivo, você consegue atender as demandas do dia-a-dia?

A poucos meses foram admitidos 50 novos Gms, melhorando nossa capacidade de respostas a nossas demandas, mas aguardando a estabilização da pandemia, para conclusão do curso de formação dos mesmos, para de fato suas funções serem exercidas. 

- Quais são os projetos em andamento hoje na GCM de Feira de Santana?

Temos em andamento nosso Centro de Formação, Stande de tiro, revitalização do grupamento de motociclistas (Getam) e no momento mais propício capacitação do grupamento especializado (Romu). 

- A Guarda Municipal de Feira de Santana é uma das 92 instituições do país em que foram consideradas aptas a firmar convênios com o Ministério da Justiça e também outros órgãos de segurança pública. Qual a importância deste fato para a GCM de Feira?

A Guarda de Feira de Santana está apta a receber recursos que são disponibilizados pelo Ministério da Justiça e outras instituições de segurança, esse fato é de extrema importancia por que fortalecerá nossa estrutura para um melhor serviço prestado a sociedade. 

- Qual avaliação que você faz da atuação da GCM de Feira de Santana no combate a COVID-19 durante este período? 

A Guarda de Feira vem atuando de forma constante e incisiva no combate ao Covid-19, fazendo cumprir os decretos municipais, onde determina o fechamento dos estabelecimentos (hoje com cronograma de funcionamento), a obrigatoriedade do uso de máscara entre outras medidas determinadas pelo Gestor Municipal (Prefeito Colbert Martins Filho), hoje posso dizer que se tinha alguém que não conhecia a Guarda Municipal agora conhece, devido ao trabalho que estamos desenvolvendo no nosso Município para combater esse mau que assola à todo o mundo. 

- Em sua opinião qual a importância de Comandar a Guarda Municipal sendo mulher? Você acha que ainda existe preconceito por parte das pessoas neste sentido?

R: A mulher no contexto geral é descriminada pela sociedade, onde alguns duvida do nosso potencial, e assumir o comando de uma instituição de segurança não é diferente, mas vamos vencendo um obstáculo por minuto, mostrando nosso trabalho e aos poucos esses "preconceitos" serão desfeitos com realização de cada ação concreta. 

- O que você acha da Guarda Municipal ter candidatos a Vereadores na próxima eleição? Em Feira de Santana terá candidatos a Vereadores Guardas Municipais?

R: Ter políticos representando a Guarda Municipal é de extrema importância, desde que sejam pessoas compromissadas com sua corporação e realmente à represente-as. Aqui em Feira de Santana oficialmente ainda não temos confirmação se algum colega irá participar do pleito eleitoral. 

- Considerações finais: (Discorra sobre o que acha necessário ou sobre o que não foi perguntado na entrevista).

R: Agradeço pela oportunidade de falar para o blog e dizer que a nossa Guarda Municipal tem tudo para continuar crescendo cada vez mais, basta que cada um faça sua parte, e nos reconheçamos como profissionais de segurança pública. A Guarda Municipal de Feira de Santana está a disposição da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by AZUL MARINHO NEWS